O Cliente, nosso bem maior.

Não há como negar que ele é a razão de toda empresa e por isto toda organização deve estar voltada para ele. 
É necessário usar a percepção para entender o que cada cliente deseja e depois disto surpreende-lo. Sem se esquecer, é claro, que o cliente está cada dia mais exigente, seja ele quem for. O cliente não falará da sua empresa pelo que é obvio, ele falará daquilo que não era esperado, daquilo que o surpreendeu.
Conheça seu cliente, saiba quem ele é, o que procura, quais são suas expectativas.
Olhe sua empresa com olhos de cliente e talvez assim será mais fácil perceber o que deve melhorar ou ainda conseguirá ver qual é o seu diferencial e fortificar este aspecto.
Alguns pontos são importantes para que este encantamento ao cliente seja feito:
• Aja com simpatia, gentileza e respeito. Não há nenhuma pessoa que não goste de ser tratada assim, mesmo as mais difíceis de lidar. Por isto, desarme-as com um bom atendimento.
• Não coloque-se como o dono da verdade, flexibilidade é fundamental.
• Mesmo ao telefone, sorria ao falar com o cliente.
• Seja claro e objetivo, não enrole o cliente.
• Tenha segurança do seu produto e serviço, pois ninguém aprecia negociar com um vendedor inseguro, que não demonstra certeza do que fala ou faz.
• Ofereça benefícios e soluções, não simplesmente produtos.
• Não gere expectativas que não poderão ser cumpridas, seja realista.
• Não fique na defensiva. Eventuais críticas são dirigidas normalmente à empresa e não à pessoa que atende.
• Atenda bem, mesmo que seja uma reclamação. Não finja que o problema não existe e não o empurre para outras pessoas. Ouça o cliente e procure resolver o mais rápido possível a situação.

Mª Gislaine De Bastiani