Orgulho de Pertencer

Orgulho de Pertencer

Orgulho de pertencer: li esta frase dias atrás numa destas placas que ficam na recepção das empresas e falam dos valores, dos objetivos e a da missão da empresa. Orgulho de pertencer  se referia a um dos valores daquela empresa.

Lembrei-me também de outra coisa que li tempos atrás: “Dê ao seu filho asas para voar e raízes para voltar”. De novo as raízes, a necessidade de estabelecer vínculo e laços e me dei conta de como este sentimento anda raro nas pessoas.  Pouco se vê pessoas com orgulho de pertencer a uma comunidade, a uma cidade, a um grupo de amigos, a uma família.

Acho que este é um sentimento que está escasso entre as pessoas e principalmente no mercado de trabalho. As pessoas não cultivam mais este sentimento, não querem investir o tempo e o esforço necessário para construir uma relação sólida e sem esta solidez não há pertencimento.

A solidão e a incapacidade de criar vínculos enfraquecem as pessoas e as organizações. O que domina hoje é a relação instantânea, a amizade fria das redes sociais, os fast foods dos relacionamentos.

As pessoas são cada vez mais imediatistas, não querem esperar, não querem dar tempo ao tempo, não têm paciência para construírem uma relação estável. Não querem ter o ônus e com isto também não têm o bônus.

Por outro lado, quando podemos ver este sentimento num grupo percebemos quanta diferença ele faz no resultado final.  Como é bom trabalhar em um lugar onde todos têm uma mesma meta. Os membros de uma verdadeira equipe mostram com orgulho o sentimento de pertencer, exibem a sua marca com orgulho e sentem-se responsáveis em fazê-la brilhar ainda mais.

Assim como nossos filhos devem ter raízes na sua família, no seu grupo de relacionamento mais íntimo para ter para onde voltar depois de cada voo, também o profissional deveria buscar estabelecer relações sólidas e duradouras nos seus grupos de trabalho. Assim, o orgulho de pertencer torna-se um sentimento genuíno e todos ganham  juntos, fruto de um pertencimento que gera comprometimento , que gera resultados positivos, que gera segurança e interação madura entre as pessoas.

 

Mª Gislaine De Bastiani

51 3036.2650

Av. Nações Unidas, 2390 - Sala 504
Bairro Centro

Novo Hamburgo / RS

© Copyrights 2018.
Todos os direitos reservados.