O que é Coaching?

Nos dias atuais fala-se muito em coaching, mas você sabe o que é?

Coaching pode ser definido como um processo de maturação pessoal, de autoconhecimento, utilizando-se técnicas diversas para o alcance de um objetivo, maximizando os pontos fortes, identificando potenciais e as oportunidades de crescimento e melhorias.

Auxilia no foco, na autoconfiança e na ressignificação de crenças.  Crenças? Sim, todos nós temos as nossas crenças e algumas são limitadoras e sabotadoras na nossa vida, mas com o trabalho de coaching é possível substitui-las por crenças fortalecedoras, permitindo um crescimento da pessoa como um todo.

No processo de coaching busca-se explorar o que a pessoa tem de melhor, suas competências, habilidades, aperfeiçoando no que se faz necessário e promovendo uma melhor qualidade de vida.

É uma abordagem de desenvolvimento humano e profissional que tem como objetivo apoiar profissionais de qualquer área de atuação a maximizar seus resultados com base na otimização de seus próprios recursos técnicos e emocionais.

Assim, pode se comparar o trabalho do coaching ao de um taxi, que leva a pessoa de onde ela está a um lugar onde deseja chegar. O objetivo a ser atingido é a meta de trabalho, é o que se vai buscar através das técnicas e ferramentas utilizadas pelos profissionais.

O Coach (treinador, numa tradução literal) atua de forma a encorajar e apoiar, mantendo a motivação e acompanhando a Ação e o Plano de Ação de seu Coachee(cliente) incentivando assim o seu crescimento, aumento de capacidades, habilidades, ação, conscientização de valores e maior controle emocional, tudo isto por meio de técnicas que melhorem a sua performance profissional e pessoal, com foco em melhor qualidade de vida, visando a satisfação e o alcance de objetivos.

Normalmente trabalha-se em sessões semanais de uma hora cada por mais ou menos dez a doze sessões no total, podendo variar conforme o caso e o objetivo a ser atendido.

Existem hoje inúmeros tipos de coaching como o executivo, o life coaching (coaching de vida), esportivo, financeiro, de relações amorosas dentre outros, mas todos com o objetivo de promover melhorias em alguma área da vida onde esteja surgindo dificuldades.

Ficou curioso, ficou com vontade?

Procure um profissional da área, você certamente não irá se arrepender.

 

Gislaine De Bastiani
Psicóloga com Formação em Coaching

51 3036.2650

Av. Nações Unidas, 2390 - Sala 504
Bairro Centro

Novo Hamburgo / RS

© Copyrights 2018.
Todos os direitos reservados.